Colocando a culpa nos imigrantes
13/02/12 19:30DE NOVA YORK – “Está acontecendo em todos os EUA, e bem aqui em Ohio. Pessoas perdendo empregos. Adultos têm que voltar para casa de seus pais para conseguirem sobreviver […]. Mas enquanto os americanos estão perdendo seus empregos os trabalhadores imigrantes ganharam 1 milhão de postos de trabalho americanos.”
Assim começa o vídeo da campanha Fair Chance at Jobs (Oportunidade Justa de Emprego), feito pela Federação Americana para a Reforma da Imigração, organização não governamental que faz lobby “por níveis de imigração que representem os interesses dos Estados Unidos”.
O mercado de trabalho é um dos temas mais sensíveis nesta corrida presidencial. A recente queda no desemprego (janeiro registrou o quinto recuo seguido no índice) turbinou as intenções de voto em Barack Obama nas pesquisas eleitorais.
Além do vídeo abaixo, há uma série de outros anúncios da associação, exibidos na TV e na internet, associando os imigrantes com a taxa ainda elevada de desemprego no país.
Em janeiro, a taxa de desemprego para os nascidos nos EUA ficou em 8,7%. O desemprego entre imigrantes foi de 9,4% no período. (VF)