Os outros acampados
19/04/12 15:48
DE NOVA YORK – Desde setembro do ano passado vejo acampamentos dos manifestantes do movimento “Ocupe Wall Street” por cidades americanas: Nova York, Manchester (New Hampshire), Washington… em fevereiro, entretanto, vi um outro tipo de acampamento, em Detroit, formado por moradores de rua. Diferentemente dos ‘indignados’, não era uma questão de apelar à opinião pública ou de protestar contra causas sociais e políticas. Era questão de sobrevivência _a duras penas no frio de Michigan.
Acabo de ver o trailer do documentário “Tent City U.S.A.” (acima), que estreou neste mês nos EUA e mostra um acampamento de sem-teto em Nashville (Tennessee), onde segundo o filme a proporção de moradores de rua é maior do que a de outras cidades americanas.
Enquanto o diretor Steven Cantor filmava o grupo, uma inundação deixou o acampamento três metros debaixo d´água. As cenas são mostradas no filme _assim como os registros de eleições locais e de um casamento. Uma das sequências mostra a noiva contando moedas de vinte e cinco centavos até juntar os US$ 7 que ela precisava para comprar o vestido de noiva.
Há quem diga aqui no Brasil que até a pobresa nos Estados Unidos nem é tão ruim assim e que morador de rua na terra de Tio Sam vive com glamour e luxo da classe média brasileira. Custo a acreditar nisso, e o que posso perceber através de seus textos é que a pobresa aí é tão doída quanto aqui ou em qualquer outro lugar do Planeta.
marco, o poderoso vai dar um jeito…..