Tem emprego no verão?
07/05/12 14:34DE NOVA YORK – O verão está chegando no Hemisfério Norte e a tradição nos EUA é que estudantes se dediquem, durante as férias de verão, a um emprego temporário. Em tempos de recuperação lenta da economia, porém, essa tradição tem mudado.
Estudo da consultoria Challenger, Gray & Christmas mostra que embora o mercado de trabalho dos EUA esteja se recuperando, os empregos de verão não voltaram ao nível que o país registrava antes da recessão (iniciada em dezembro de 2007).
Em 2006, maio, junho e julho abriram 1,63 milhão de vagas para os jovens em busca desse tipo de ocupação. O número caiu para 960 mil em 2010 e embora tenha atingido 1,08 milhão no ano passado, existem indicações de que as oportunidades estejam longe de se recuperar.
A consultoria explica que muitos dos empregadores _por exemplo entidades públicas que contratavam adolescentes para trabalhar no verão em parques e piscinas públicas_ estão encolhendo o quadro de funcionários. Há também a tentativa de remanejar a distribuição de tarefas de modo que os trabalhadores já empregados desempenhem funçõoes para as quais os jovens seriam contratados.
Sem falar na concorrência, tanto dos jovens um pouco mais velhos, com 20 e poucos, que estão dispostos a aceitar vagas que eram tipicamente preenchidas por adolescentes no passado, quanto a concorrência dos aposentados, que procuram trabalhos que exijam pouca qualificação para completar a renda.