Promessa ao vento
07/06/12 12:11DE NOVA YORK – No ano passado, Obama anunciou que o país revisaria a política de deportação do país para priorizar os casos de imigrantes que haviam cometido crimes nos EUA. A iniciativa foi interpretada como um afago no eleitorado latino-americano pouco antes da eleição. A edição de hoje do “New York Times” mostra que a promessa não foi cumprida.
Segundo o jornal, desde o anúncio do presidente só 2% dos 411 mil casos de deportações foram revistos e concluídos. O governo americano afirma que o atraso ocorre por conta de processos burocráticos _por exemplo, a checagem da ficha criminal dos estrangeiros.
Desde os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2011, os EUA progressivamente endureceram o cerco aos imigrantes ilegais. Em 2011, as deportações atingiram o pico da série histórica, iniciada no ano dos atentados.
O ICE (U.S. Immigration and Customs Enforcement) afirma que a maioria dos deportados em 2011 (54,6%) havia sido condenada por algum crime no país. O dado é controverso _a maioria dos crimes foi dirigir alcolizado ou “crimes relacionados a drogas” (como o termo é vago, entende-se que possa abranger tanto consumo de maconha quanto tráfico).
Ola Verena, veja, caso deseje, essa reportagem a respeito desse assunto…
Abraco
Qual reportagem, Bosco? Acho que o link não veio… faz tempo que não via um comentário seu no blog. Bem-vindo de volta. Abraço.
http://www.ksl.com/?nid=960&sid=20702072
Desculpe, Verena. Eh muito possivel que eu nao tenha enviado. Faco-o agora…
Eh verdade que nao comento mas, leio-o com grande frequencia… Gosto de seu estilo “casual”, leve, e cativante… Abraco!