E depois do perdão?
21/06/12 17:58DE NOVA YORK – Na sexta-feira passada o governo americano anunciou que suspenderá as deportações de imigrantes com menos de 30 anos que foram trazidos aos EUA quando eram crianças ou adolescentes.
Para o Pew Research Center, a medida pode beneficiar até 1,4 milhão de imigrantes.
Os jovens poderão obter autorização para trabalhar legalmente, mas não conseguirão status de residente permanente. O governo ainda não decidiu se eles terão direito de viajar ao exterior e voltar aos EUA.
A pesquisadora Shannon O´Neil, do Council on Foreign Relations, fala sobre o tema.
*
FOLHA – A sra. vê motivação eleitoral no anúncio?
SHANNON O´NEIL – Há uma motivação eleitoral, apelando à população hispânica nos Estados Unidos que se preocupa com essas questões (e pode votar, ao contrário dos reais beneficiários da nova política).
Além disso, pesquisas mostram que quase 2/3 dos americanos são favoráveis a essa mudança particular. Os hispânicos são um bloco de eleitores importante em Estados indefinidos [chamados de ‘swing’ porque ora votam em democratas e ora optam por republicanos], e a administração Obama espera que isso vá motivar muitos potenciais eleitores a ir às urnas.
Mas mais do que política eleitoral, o anúncio também reflete o fim das tentativas de negociar com um Congresso muito dividido e que tem uma pauta muito trancada.
A medida é suficiente para resolver o problema desses jovens que foram trazidos aos EUA quando crianças e agora têm limites para trabalhar e viver no país?
Ela fornece algum alívio para os imigrantes indocumentados que vieram com os filhos, então eles não precisam se preocupar em serem deportados. Também lhes dá um caminho (um visto de trabalho legal) para que possam usar as competências que adquiriram ou estão adquirindo na escola.
As medidas ainda deixam essas pessoas sem um caminho para a cidadania, que tem sido um elemento importante da imigração nos EUA historicamente. Este é provavelmente um problema Congresso terá de resolver. Mas, no geral, isso vai mudar as vidas de cerca de 1 milhão de imigrantes nos Estados Unidos para melhor, e por isso é um passo importante na minha opinião.
Eu ja acho que sacanagem, eh deixar na escuridao 1.4 milhoes de criancas. Criancas que chegaram ai como adolescente ou criancinhas sem culpa nehum, e que essa vida ai eh a unica que cconhecem. Eles nao decidiram por eles mesmos deslocar-se ai. Imigracao eh um topico muito quente no USA. o Ultimo presidente em passar uma reforma migratoria for Ronald reagan. Assim que muitos falam e poucos fazem. Ja que o congresso esta dividido, foi uma grande coragem do presidente Obama passar essa ordem executiva. Essas criancas ao menos teram accesso ao trabalho e universidades. Se o congresso nao gosta, pelo menos isso forca eles a passar uma reforma migratoria. Nao eh perfeito mas eh um comeco, porq esse congresso eh tao dividido que jamais passarao uma reforma perfeita em uma so votacao.
Eu creio que a sacanagem já foi feita por pais sem qualquer responsabilidade que puseram seus filhos nesta situação para entrar nos EUA.
Sacanagem ainda maior é do Obama usando esta situação para obter votos de parentes ou aliados dessas pessoas para obter votos.
Obama poderia ter feito isto 3 anos antes, porque, ele tinha a maioria do Senado Democrata ao seu(dele) lado. Agora que ele se vê ameaçado durante a campanha então ele como um “rolo compressor” quer passar por cima das decisões do Senado para aprovar essa lei.
Obama deve ter escutado os planos do Senador Republicano Marco Rubio da Florida a respeito deste assunto.
Sacanagem maior é o Sr. endeusar esta decisão.
Acho esta medida uma tamanha sacanagem politica por parte dos Democratas, pois eles sao estao pensando nas eleicoes e nao na real situacao dos imigrantes ilegais, na realidade esta medida sao vai abrir as portas para mais ilegais,porque eles nao se preocupam com os mais de 30.000.000. de filhos de pessoas que se tornaram cidadoes americanos que esperam ate 11 anos para poder entar neste pais?sera que eles nao dao votos?como Obama aprova uma lei que so tem comeco e nao se sabe como direcionar o futuro dessas pessoas?Ridicula estrategia eleitoreira.