Vale do Silício precisa de política externa?
26/06/12 12:36DE NOVA YORK– A última edição da “Foreign Affairs” traz artigo do pesquisador Ernest J. Wilson III, da Universidade do Sul da Califórnia, em que ele defende que o Vale do Silício americano precisa de uma política externa.
Para ele, a região _conhecida por reunir empresas de tecnologia de ponta_ ganhou relevância econômica, mas ainda não conquistou suficiente importância política.
Wilson vai mais longe: “as estratégias políticas [das indústrias de tecnologia] são inocentes se comparadas aos velhos setores industriais, como o automotivo e o ligado à indústria do petróleo”.
Certamente haverá quem discorde da ingenuidade das empresas: Google e Microsoft estão entre os cinco principais doadores para a campanha de Barack Obama e o Facebook está empenhado em se fazer ouvir nos governos _seja nos EUA ou no Brasil.
Mas o artigo traz argumentos interessantes.
“Os EUA não são mais um país de vacas (agricultura) ou carros (manufatura). Então a indústria de tecnologia deve se mover e começar a modelar políticas sobre imigração, comércio e liberdade de expressão para assegurar a competitividade global.”
Se quiser ler o texto do autor clique aqui.