Resenhando fichários
19/10/12 15:05
WASHINGTON – Internautas criativões se aferraram ao comentário de Mitt Romney no último debate de que recebeu um “fichário cheio de mulheres” de seus assessores após pedir currículos femininos para diversificar seu quadro de funcionários e atacaram uma página da Amazon vendendo um fichário escolar para postar “resenhas” da pasta como se ela de fato prendesse mulheres.
São, até a tarde desta sexta, 955 resenhas, algumas com 11 mil leitores.
Pessoalmente não achei tão grave o comentário dos fichários — Romney tinha uma vice-governadora e outras mulheres em seu gabinete em Massachusetts, embora tenha lhe faltado executivas na consultoria Bain. O que me incomodou foi ele descrever a busca por mulheres qualificadas como algo difícil, e emendar que os empregadores tinham que ser flexíveis porque mulheres precisam pegar as crianças na escola e fazer o jantar.
Bom, até onde eu sei homens também têm capacidade motora e intelectual para as duas tarefas. Essa flexibilidade dos empregadores, ao contrário do que Romney falou, não é necessária só para a ala feminina — ela é necessária para todo mundo que tem crianças pequenas. Nos relacionamentos mais saudáveis que eu conheço os dois lados do casal se revezam nas tarefas.
(E antes que alguém chie: não, eu não acho que haja algo errado com Ann Romney — nem com qualquer mulher que queira e possa — ter deixado de trabalharfora para criar os filhos. Ainda mais cinco. Foi a escolha dela. Errado para mim é prederteminar quais tarefas cabem à mulher, sejam em casa ou fora dela.)
Independentemente de sua posição, vale ler as resenhas da Amazon, algumas das quais são muito engraçadas, desarmado. Uma amostra:
“Como mulher e mãe, AMO este fichário. Ele me mantém no meu lugar, me permite que eu sirva o jantar na hora E custa apenas 72% da versão masculina. Algumas pessoas podem achar que isso é sexis, mas, pff, eu não estou prendendo meu pé aqui, só meu cérebro. Bônus, se você se sentar direitinho, ele pode funcionar como anticoncepcional” — LeebBo, da Carolina do Norte
“Talvez sejam só as minhas mulheres, mas elas não entram no espaço que eu separei para elas no fichário. Estão caindo pelas beiradas e até escapando. Achei que usar protetores de página transparentes, no estilo telhado-de-vidro, ajudaria, mas isso não as segura mais. Acho que vou ter de mudar para o fichário ‘Prenda-a e mantenha-a” – Sabriel
“Para quem estiver pensando em comprar este fichário com base nas resenhas, preciso notificar uma omissão: embora seja multifuncional, ELE NÃO VEM COM MULHERES. Presume-se que a pessoa tenha de achar suas mulheres sozinho, ou contar grupos femininos supostamente ansiosos para encher seu fichário” – PenName220
“Eu ia dar uma estrelinha só para esse fichário, porque eu sou fortinha e só consegui espremer 53% de mim dentro dele. Mas aí decidi não me importar com os outros 47%” – Kefsmom
*
Para a notícia séria do dia, conversei com um assessor da campanha de Romney, que me contou quais são os planos do candidato para o Brasil e a América Latina caso ele se eleja. Não, em geral, grandes planos de mudança – mais um foco maior no comércio. O texto, publicado hoje na Folha, está aqui: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1171602-se-vencer-romney-deve-pedir-ao-brasil-que-reveja-relacao-com-ira.shtml.
Bom fim de semana.
Analisando os pro e contra de quem a Sra mencionou na artigo somente resta uma pergunta.
As pessoas do sexo feminino que Romney selecionou do seu fichário produziram o não para tirar o estado de Massachussetts do atoleiro(a dívida) fizeram um bom trabalho?
Eu creio que em estado de origem totalmente Democrata onde os “famigerados Kennedys” ditavam cátedra e ajudavam o estado atolar ainda mais funcionou.
Sem qualquer fichário Obama tirou o “coelho da cartola” em um toque de mágica deu a posição de Secretary of State para Hillary que até agora não mostrou porque veio.
Será que a mágica tem algo que ver com a ajuda do marido de Hillary o “Bon vivant” Bill “Cigar” Clinton?
De fato Obama tirou diversos “coelhos da cartola”, alguns deles como o ex governador de New Mexico e outros mais com ficha suja não conseguiram um lugar no Gabinete do Presidente, e tudo isso sem “FICHÁRIO”.
Jack, a Hillary negociou o cargo na mesma leva do apoio durante a campanha. Isso é uma coisa, e particularmente não a considero nenhum pouco inadequada. Outra é o fato de o Romney ver mulheres como sendo as únicas responsáveis pelo trabalho doméstico. A coisa dos fichários, sinceramente, para mim é um factoide. Abs.
A Sra. comentou “Isso é uma coisa, e particularmente não a considero nenhum pouco inadequada”
Baseado na sua lógica a Sra. consideraria normal que;
“Calígula elegesse o seu(dele) cavalo Senador”.
A Sra. considera também legal “comprar” o seu cago como “Secretary of State” por favores feitos durante a campanha eleitoral de 2008.
Eu creio que o seu conceito recebeu uma “boa pitada” da política atual Brasileira, vamos dizer
“It is not what you know, but who you know”.
Me desculpe mas eu não concordo com a sua análise.
O que eu disse que não considero inadequada é a Hillary como secretária de EStado. Mas não concordo com negociatas também. De qualquer forma, acho que não tem muito cabimento compará-la a um cavalo, por pior que você considere o desempenho dela. Abs.
ola luciana.
Como havia dito, foi um debate ditado pela midia. Agressivo entre os candidatos, desrespeitoso para com o publico ouvinte, desrespeitoso para com o publico questionante( nenhuma pergunta feita foi respondida), e desrespeitoso para com o Forum(formato) e desrespeitoso para com o moderador(a).
Aos mais antigos a palavra “telekeche” pode servir bem (quem quizer corrija o meu erro de portugues).
Quem e democrata saiu feliz de ver um Obama que comparado com si mesmo foi melhor (do que ele antes).
Quem e republicano saiu feliz com um Romney que nao se entregou e clamaram vitoria tambem.
Agora aqueles que estao indecisos foram lembrados de porque eles nao gostam de Washington politics – Gridlock (engarrafamento politico). muita briga pouco resultado.
A plateia (midia) ainda faz mais barulho do que a orquestra (Candidatos e suas mensagens).
Para aqueles que pensam que estou neutro, nao estou, pois a neutralidade e um mito.
Se vc levar em conta a religião do candidato verá que faz todo sentido suas alegações sobre as mulheres. Um dos líderes dessa religião esteve procurado por bigamia, e na pulberdade as meninas já tem que se casar, mesmo que o “pretendente” já tenha outras mulheres. Junte-se a isso o fato do governador ter deixado o cargo com o terceiro pior nível de desemprego do país e verá que sim, faltaram mulheres no seu governo, ou pelo menos um pensamento menos tosco a respeito delas.
Não, Luiz, você está errado. A bigamia foi abandonada pelos mórmons ainda no século 19. Eles não acietam, e expulsam membros que querem praticá-la. Também é mentira que as meninas tenham que casar na puberdade. Eu tenho amigos mórmons, fui a Salt Lake City, estudei a religião e nada disso é verdade. Se o Romney se importa ou não o suficiente com as mulheres, são outros 500, mas isso não tem nada a ver com religião. Abs.
Caro Luiz Castro:
O Sr. anda bem mal informado sobre os Mormons. A religião nos EUA está bem separada do “Estado”.
Seus argumentos são até certo ponto sem fundamento. Eu creio que o Sr. também gostou dos comerciais “Garibaldo Versus Romeney”? Cada um tem seu gosto.