Final com emoção
29/10/12 15:37
CHICAGO – O furacão Sandy, que chega nesta segunda à costa nordeste americana, já está sendo tratado como a “surpresa de outubro” desta eleição (aquele fator estrambólico que pode mudar o jogo nos minutos finais).
O curioso é que com as pesquisas empatadas e a campanha congelada diante do caos trazido pelo furacão, uma disputa que em sua grande parte foi sem graça, na qual os eleitores parecem mais empolgados em não deixar “o outro” ganhar do que em votar em seu próprio candidato, chega ao seus minutos finais com mais emoção do que a dos últimos 12 anos.
A essa altura, faltando oito dias para a votação, o democrata Barack Obama e o republicano Mitt Romney estão empatados nas pesquisas. Em 2008, Obama tinha quase oito pontos de vantagem.
O presidente parece ligeiramente melhor nos Estados-pêndulo, que acabam decidindo de fato o vencedor por conta do intrincado sistema eleitoral americano, no qual a votação popular remete a um segundo processo, este no Colégio Eleitoral.
Enquanto Romney aparece à frente em dois destes nove Estados, Obama aparece em cinco, e outros dois estão empatados. Mas em nenhum deles a vantagem escapa da margem de erro, o que torna praticamente impossível cravar apostas.
Para complicar o quadro, as duas campanhas estão plenamente convencidas de que podem vencer e planejavam uma arrancada de esforços em campo para esta semana.
Eu visitei o quartel-general da campanha Obamista (o texto, publicado domingo na Folha, está aqui, para quem quiser ler: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1176517-qg-de-obama-em-chicago-abriga-400-em-ritmo-frenetico-na-reta-final-de-campanha.shtml).
Quase metade dos funcionários, estagiários e voluntários lá já foram enviados para os Estados, para bater nas portas e fazer ligações convencendo os americanos a irem votar. A operação obamista, só nos Estados decisivos, montou 596 comitês, contra 220 da romnista.
O problema é que o furacão ameaça parar tudo. Obama e Romney cancelaram compromissos entre domingo e terça, de olho numa eventual calamidade. O presidente foi supervisionar a agência de serviços de emergência dos EUA, enquanto seu rival republicano enviou emails pedindo para que a população se abasteça, ajude os vizinhos e doe dinheiro ou horas de trabalho para a Cruz Vermelha.
O cálculo democrata envolve também estimular os eleitores a votarem antecipadamente (para não correrem o risco de um eventual desânimo na reta final acabar lhes tirando votos, já que ir às urnas não é obrigatório por aqui). Nos próximos dias, porém, essa conta deve ser prejudicada pelas fortes tempestades.
O site de apostas políticas Intrade dá 61% de chance para Obama ganhar e 39% para Romney (lembremos que ele dava 85% a 15% um mês atrás). O estatístico Nate Silver dá 75% a 25%, por causa dos Estados-pêndulo. Pessoalmente, acho que aposta, a essa altura, é jogar dinheiro pelo ralo (ou pela enxurrada).
Os eventos de campanha estão parados, mas a propaganda na TV, que é o que atinge realmente a massa de eleitores, continua. Por acaso, eu estou hoje em Cambridge MA (ao lado de Boston) e os canais locais estão saturados de propaganda política (que é vista também no importante estado vizinho de New Hampshire).
Acho que mais importante que a suspensão da campanha é, primeiro, como o furacão vai afetar a votação antecipada (“early voting”, que geralmente favorece Obama) e, segundo, como os eleitores vão interpretar a reação/atitude dos candidatos em relação à tempestade.
Ah, eu morei um ano aí. Estranho investirem na propaganda em Massachusetts, que é um Estado que não tem muita disputa. É propaganda presidencial ou do Senado? Porque a disputa do Senado aí está boa. Abs.
Luciana:
Muita propaganda de Scott Brown v. Elizabeth Warren, que é uma cadeira que pode decidir o controle do Senado. Mas há muitos comerciais também dos candidatos a presidente, com os anúncios pró-Romney em maior número pelo que parece. De fato, MA é um estado democrata (as últimas pesquisas mostram Obama 14 pontos à frente no estado), mas muitos canais aqui são vistos também em New Hampshire e acho que esse deve ser o motivo porque Romney e Obama estão gastando dinheiro no mercado local.
Pois é, eu estou aqui em Chicago e há MUITA coisa na TV. Fiquei pensando, por que raios gastar em Chicago, já que Illinois é tão democrata? Mas aí lembrei que é o mesmo mercado que Wisconsin, que está indeciso e tem dez votos no Colégio Eleitoral… Abs